28 agosto 2005

Amigos

Eu não tenho muitos amigos. Sempre fui assim. Nunca tive uma mão cheia de amigos. Aqueles que eu considero como tal, são muito poucos. Mas, tenho conhecidos. Muitos conhecidos.
De há uns anos para cá perdi uma amiga. A amizade já não era nada, mas ela era aquela que me acompanhava em tudo. Fomos amigas na adolescência toda. Vivemos tudo uma da outra e só andávamos as duas. Não havia muitos mais amigos. Com os anos, passámos a telefonar de vez em quando. Ela, sem nunca nada de novo para contar, eu com inúmeras novidades: relações terminadas, recomeços, novas relações, desemprego forçado, novo emprego, outro emprego.....até que um dia ela me telefona e diz: “então, novidades?....sabes eu até tenho medo de te fazer esta pergunta porque a tua vida é sempre tão agitada....”. Eu não percebi logo, mas depois vi que foi ali que tudo acabou. Depois, o tempo foi passando, eu engravidei e ela nunca mais teve tempo para mim. Para a minha vida agitada, com muitas novidades. A Carocas nasceu. E ela sem tempo de a visitar, de me dar os parabéns sequer.
Este ano foi a vez dela engravidar. Quando soube que ela estava grávida, liguei. Dei-lhe os parabéns. A voz de pessoa comprometida disse tudo, as mil desculpas nada disseram. Ainda tentámos falar mais umas vezes, mas já não houve tempo. Já teve o seu menino há uns meses. Acho que em Junho. Eu não liguei a dar-lhe os parabéns. Não me apeteceu. Percebi definitivamente que a minha vida era realmente cheia de novidades, demasiadas novidades que lhe cansavam os ouvidos.
Eu não tenho muitos amigos, sou muito exigente para eles. Provavelmente nem os mereço. Mas vou tendo conhecidos. Muitos conhecidos.

2 comentários:

Anónimo disse...

se calhar a j não merece tanto, amigos podem ser os conhecidos mais chegados a amizade dá-se por vezes não precisa retorno. alguns dos meus amigos morreram, continuo a dedicar-lhes o meu sentimento sem esperar outro tanto coitados. outros não contacto por aí além mas gosto muito tb. dedica-lhe um poema e depois deixa estar nas calmas... temo-nos todos por vezes. beijo grande na testa.

Anónimo disse...

Ela sabe o que perdeu... J