09 agosto 2005

O Pintor

O pintor tem as cores na ponta dos dedos, mas também as dores.
Com a mestria de uma pincelada tantas vezes traduz as minhas cores. Mas tantas outras expõe as minhas dores.
Este pintor, eu conheço há muitos anos. Há tantos que nem me lembro quantos são. Não sendo da família, entrou para lá, e vai ficar para sempre.
Este pintor, com o qual eu não falava por ser uma miúda tímida, com muitas dores por resolver (algumas ainda por cá andam...).
Só uma árvore me fez falar, ou melhor, o alperce no cimo da árvore. Essa cor de fruta fez com que eu perdesse a vergonha e lhe dissesse ali está mais uma fruta para apanhar. Passaram-se muitos anos e eu nunca mais me lembrei de como falei pela primeira vez com o pintor.
Mas ele não se esqueceu. Numa altura de transição da minha vida, quando acabei o curso e cumpri o ritual (com o qual nem concordava muito) de distribuir fitas de fim de curso para amigos e familiares assinarem, o pintor pintou a minha fita. E nessa fita para além do desenho do alperce vinha também a memória. A menina que perdeu a vergonha e no quintal da casa da praia diz que está ali mais um alperce.
A pintura do pintor fez-me sorrir. Mas as letras do pintor fizeram-me chorar.
Era uma altura difícil da minha vida, essa, a das fitas. Estava a deixar uma etapa importante para trás e tinha um futuro diferente pela frente. Mas também foi uma altura de decisões, em que cortei com outras amarras que me deixaram amorfa durante anos.
As cores e as letras do pintor deixaram-me de queixo trémulo e lágrima ao canto do olho. Não chorei de dor, mas de cor.
E mais uma vez, o pintor lembrou-se das palavras: e deixou aqui na blogosfera a sua pincelada em letras.
E eis algumas cores:

8 comentários:

Anónimo disse...

Estou a pintar...
Faço uma pausa, não para um Kit Kat mas, para ver se tenho novas mensagens. E deparo-me com as Dores Coloridas da Menina dos Alperces. E li-a, li-a... e os alperces trnsformaram-se em cebolas. É que um homem também chora.
De volta à tela, com a alma trémula, não consigo pintar, apenas esgatafunho. Invento garatujas sentidas, deixo-me ir ao voule de l'oiseau... deixo fluir, sem me preocupar se fica bem ou mal...
Até porque estou a pintar um parto. E um parto é assim; sem cerimónias, sem preconceitos, é um acto animalesco, intenso, mágico, onde a verdade dos factos é soberana, onde o grotesco se funde com a beleza, onde as lágrimas se mesclam com o suor, onde os gritos imploram o silêncio, a paz da vida... onde o branco esterilizado inunda os fluídos vitais, onde as cores da intensas brotam das entrenhas de uma forma encantadoramente dorida, pura, sincera.

A internet tem destas coisas; aproxima-nos, como se de um alperceiro se tratasse.

Ricardo Passos

Anónimo disse...

Ai jasus Ai jasus....
O pintor é lindo, tem 1 interior lindo, e faz coisas surpreendentes e sempre inovadoras....
Para além disso (sim, eu também tenho memórias, embora que mais materialistas, mas soou uma ex-teen da geração de 90...) é um pintor que oferece jogos espectaculares com pinguins que sobem e descem! e tartarugas... e faz caracois no cabelo com páginas amarelas e chá...e, acima de tudo, vê os desenhos animados do pato, entre outros, que mais ninguem "dos grandes" consegue ver... e não só vê, como comenta!
é, portanto, uma pessoa completa, daquelas poucas que eu gostaria de ser quando fosse grande!

já a mana nem se fala.... nunca percebi é porque é que ela não queria vestir-se igual à mana!! e quando for grande quero escrever como ela! e pronto....

Anónimo disse...

aiiii shunif ! shunif!
já ouço os violinos!!!

lenços, alguem tem???

MF disse...

Mana,

Não perdes pela demora. Um dia também tu serás visada...e nesse dia....vais perceber porque é que eu não me queria vestir como tu...Eu que te dei o nome!

Das Dores

Anónimo disse...

devo dar uma saltada ao minipreço pa comprar as paletes de kleenex's? tipo mcbeal?

:D
(se calhar é capaz de ser melhor o taco amaricano) ihihi

Anónimo disse...

Depois disto tudo só me resta dizer que estou triste com tantas invejas...
Pronto choro pelas duas. Tragam mais cebolas pá!
Embrulhem-se os alperces em folhas de páginas amarelas e nademos, rumo ao Seixal onde pinguins se banham com ecos de choros de meninas cujo cabelo embaraçado fica difícil de pentear, ao passo que outras riem por terem cortes modernos, simples, apenas com um rabichinho à chinoca (ou será à emigrante???.
Parece que as estou a ver...
Uma de óculos, a bater o pé, insistindo em não querer comer o coelho à caçadora enquanto a outra, mais lascarina, mais espevitada, inventa bandas musicais com lenço fadisteiro ao pescoço.
Valha-me Deus... Ave Maria de escolher prontus, o nosso pai não é Jesus!...
Sejam amigas filhas, como se de duas irmãs se tratassem.

O pintor

Anónimo disse...

tou metido numa familia de gente pseudo-poeta ...

Anónimo disse...

Olá Das Dores mas afinal quem é esse pintor que pinta tais mulheres gordas???
Assustei-me ao ver tamanho traseiro!
Ainda assim, é sempre bom divulgar a CU-ltura.
Divulgem-se os CUS, Cu-ltivemo-nos.